Douro Superior

douro A Região Demarcada do Douro possui uma área total de 250 000 ha, dos quais 45 000 ha com vinha distribuídos por 39 506 viticultores, sendo a restante área ocupada por olival, amendoal e matos mediterrânicos, alguns dos quais em mortórios e incultos.. Trata-se de um território impar, dotado de uma forte identidade paisagística, cultural, social e económica

Esta região banhada pelo Rio Douro, constitui a primeira região vitícola demarcada e regulamentada do mundo e produz o mais emblemático dos produtos portugueses, o Vinho do Porto. No entanto, à secular vocação vitivinícola, o Douro tem vindo a associar, muito recentemente, o aproveitamento das suas reconhecidas potencialidades no sector do turismo, fortemente reforçadas, nestes últimos anos, com a classificação como Património Mundial de duas das mais significativas áreas do seu território: a “paisagem cultural, evolutiva e viva do Alto Douro Vinhateiro” e as gravuras rupestres do Vale do Côa.

A classificação pela UNESCO do Alto Douro Vinhateiro, em 2001, como património mundial, na categoria de paisagem cultural, evolutiva e viva, pressupõe uma atenção muito especial à sua salvaguarda.